Artista Plástico
Cursos AdultosCursos CriançasEventosFalando de Arte-EducaçãoProjetos SociaisContato


“Um indivíduo só se constitui como pessoa quando
                        é capaz de se reconhecer e ser reconhecido pelo outro.”


O projeto social “Eu sou” foi criado para atender principalmente a crianças e adolescentes com dificuldades de auto-aceitação e auto-reconhecimento, resistência ao ensino formal, distúrbios de comportamento, alguns inclusive já iniciantes em ações marginais.

As arte plásticas são os veículos escolhidos para desenvolver a relação entre esses jovens e eles próprios. A característica democrática e não competitiva da arte, faz dela uma importante ferramenta de inclusão. Desenvolve e valoriza os indivíduos, justamente por suas características e diferenças pessoais.
Atividades criativas baseadas nas artes plásticas facilitam o encontro dessas crianças com elas mesmas, valorizando os resultados individuais, genuínos e suas possíveis relações simbólicas, sem comprometimentos com uma estética formal. Portanto, critérios voltados para “qualidades artísticas” ou de “obras de arte”, não são medidas de desempenho.


"O MURO"

         "A desigualdade social produz sociedades partidas.
Cada lado discrimina seu oposto.        
   A arte não aceita limites; atravessa, transgride, rompe,
                            ou até mesmo absorve os obstáculos e deles faz ferramenta."

“O Muro” é uma instalação interativa idealizada pela equipe do projeto “Eu sou” a partir de fotos realizadas
por 80 crianças e adolescentes moradores do Jacarezinho. Veja mais no blog sobre O MURO.



"TRANSFORMAÇÃO DAS ARMAS"


Este projeto é patrocinado
em SULACAP pelo INSTITUTO DE ARTE-EDUCAÇÃO (www.institutodearteeducacao.com.br)
e no Jacarezinho pelo LABORATÓRIO FARMOQUÍMICA (www.fqm.com.br)


Como a arte não necessita de família, religião ou escola para se desenvolver nos indivíduos, é com a possível falta de um ou até todos esses fatores que desempenhamos nosso programa de aulas.
               
“Com a oportunidade de lidar com a própria sensibilidade, o indivíduo descobre o grande potencial que existe na singularidade. Aceitar essa característica é ocorrência fundamental para o desenvolvimento da construção de sua identidade. Ao iniciar esse processo, o indivíduo passa a aceitar os valores ligados ao respeito por si próprio, pelo outro e pelo meio ambiente a sua volta”.
Helio Rodrigues

                       

PROJETO SOCIAL "EU QUERO"
Por acreditar que só depois de um mínimo de auto conhecimento, um indivíduo é realmente capaz de fazer escolhas, foi desenvolvido o projeto “Eu quero”, como uma espécie de continuidade do projeto “Eu sou”.

Ingressam adolescentes entre 12 e 16 anos e que durante o projeto “Eu sou”, tenham conquistado elementos suficientes de auto identificação.

A principal proposta desse projeto é oferecer através da arte, condições de crescimento das personalidades atendidas, para que assim fortalecidas possam fazer escolhas em suas vidas. Além disso, adolescentes que tenham mostrado uma especial identificação com a arte, poderão desenvolver essa linguagem, a partir de práticas artísticas que são apresentadas dentro de um programa de aulas estruturado especialmente para atender a esses objetivos. Fazem parte do programa, encontros com profissionais convidados, que lidam com criatividade e imagem, como é o caso dos artistas plásticos, ilustradores, cartunistas, fotógrafos, ceramistas, mídia designers, designers de moda, etc...Ou seja, aqueles que registram suas idéias e desejos, através de recursos visuais.

Conteúdos do programa:

- Desenvolvimento da observação externa.
- Desenvolvimento da observação interna.
- Associações das duas observações (interna e externa) para uma construção plástica.
- Propostas de evolução de uma forma ou composição.
- Propostas de desconstrução de uma forma ou composição.
- Reinterpretações entre linguagens. (ex: da escultura para pintura e vice versa).
- Releituras, interpretações e apropriações na arte.
- Utilização do vazio como suporte para a arte.

Técnicas:

- Desenho (carvão, pastel, lápis de cor, bico de pena, etc...)
- Pintura.(acrílica, aquarela, guache, mistas)
- Escultura
- Colagem
- Gravura (monotipias, xilo, serigrafia)
- Cerâmica